Freud também é conhecido por ser autor de profundas reflexões sobre a condição humana.
Teorias de Freud
sobre a personalidade:
Estrutura Básica
Estrutura Básica
Na teoria Freudiana, a mente humana está estruturada em duas partes principais: a mente consciente e inconsciente.
A mente consciente inclui todas as coisas que estão conscientes ou podem facilmente levar à consciência.
A mente inconsciente, por outro lado, inclui todas as coisas de fora da nossa consciência – todos os desejos, esperanças e memórias que se encontram fora da consciência, ainda continuam a influenciar o comportamento.
Freud comparou a mente para um iceberg. A ponta do iceberg que é realmente visível acima da água, representa apenas uma pequena porção da mente, enquanto a enorme extensão de gelo escondido debaixo da água, representa o inconsciente, muito maior.
Teoria freudiana da personalidade:
Id, Ego e Superego
Além desses dois componentes principais da mente, a teoria Freudiana também divide a personalidade do ser humano em três componentes principais: o id, ego e superego.
O ID segundo Freud, é a parte mais primitiva de personalidade que é a fonte de todos os nossos impulsos mais básicos. Esta parte da personalidade é totalmente inconsciente e serve como fonte de toda a energia libidinal.
O ego na teoria de Freud é o componente da personalidade que é acusado de lidar com a realidade e ajuda a garantir que as exigências do id são satisfeitas de maneira que sejam realistas, seguras e socialmente aceitáveis.
O superego na teoria freudiana é a parte da personalidade que mantém todas as normas morais internalizadas e padrões que adquirimos de nossos pais, família e sociedade em geral.
Fraternos Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário