O termo ego é utilizado na Filosofia, tendo o significado de “eu de cada um”, ou de algo que caracteriza a personalidade de cada indivíduo.
Além da Filosofia, ego também é um termo característico da Psicanálise e, de acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte de uma tríade que compõe o modelo psíquico de cada pessoa, composta de id, ego e superego. Enquanto o superego e o ID são conteúdos inconscientes, o ego é considerado o “defensor da personalidade”, impedindo que o conteúdo inconsciente assuma o lado consciente, sendo, então, um mecanismo de defesa da personalidade.
O ego é a imagem que uma pessoa tem de si mesma, é a parte que determina as ações e os instintos de um indivíduo diante do que ele recebe como manifestação do mundo real. Na concepção popular, ego é um termo que designa a extrema admiração de uma pessoa para consigo própria.
Sendo considerado a essência de um indivíduo, o ego é um conceito importante para o estudo de uma personalidade, tornando-se o fiel da balança do que uma pessoa quer e do que ela realmente tem, determinando os valores sociais que marcam a existência de uma pessoa.
O ego também tem como característica reunir os princípios básicos de cada indivíduo, que se formam desde princípio de sua vida, podendo ser considerado como o instinto que domina uma pessoa, um impulso natural dirigindo um indivíduo diante de situações desafiadoras, mostrando suas aptidões para a vida.
Esse instinto determinado pelo ego é que nos leva ao Eros, o amor pela vida, a integração com outras pessoas, o instinto de defesa e de preservação da situação existencial, ao contrário de Thanatos, que é a morte, a destruição.
O ego tem como uma de suas principais atribuições harmonizar os desejos que sentimos através do ID com a realidade do superego, suprimindo as vontades inconscientes para não receber os castigos provenientes da falta de controle emocional.
Com a contenção dos desejos e vontades, o ego é responsável pela capacidade de diferenciar aquilo que é possível do que é impossível diante da realidade que vivenciamos.
Saudações
Nenhum comentário:
Postar um comentário