27 de agosto de 2018

Ser Feliz



Você pode ter defeitos, ser ansioso, e viver alguma vez irritado, mas não esqueça que a sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode impedir que vá em declínio. Muitos lhe apreciam, lhe admiram e o amam. Gostaria que lembrasse que Ser Feliz não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, trabalho sem cansaço, relações sem decepções.

Ser Feliz é achar a força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor na discórdia.

Ser Feliz não é só apreciar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza. Não é só celebrar os sucessos, mas aprender lições dos fracassos. Não é só sentir-se feliz com os aplausos, mas ser feliz no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões, períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar para dentro de si mesmo.

Ser feliz é parar de sentir-se vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas conseguir achar um oásis no fundo da nossa alma. É agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida.

Ser feliz, não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si. É ter coragem de ouvir um "não". É sentir-se seguro ao receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, mimar os pais, viver momentos poéticos com os amigos, mesmo quando nos magoam.

Ser feliz é deixar viver a criatura que vive em cada um de nós, livre, alegre e simples. É ter maturidade para poder dizer: "errei". É ter a coragem de dizer:"perdão". É ter a sensibilidade para dizer: "eu preciso de você". É ter a capacidade de dizer: "te amo". Que a tua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz... Que nas suas primaveras seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amante da sabedoria. E que quando errar , recomece tudo do início. Pois somente assim será apaixonado pela vida.

Descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Utilizar as perdas para treinar a paciência. Usar os erros para esculpir a serenidade. Utilizar a dor para lapidar o prazer. Utilizar os obstáculos para abrir janelas de inteligência. Nunca desista.... Nunca renuncie às pessoas que lhes ama. Nunca renuncie à felicidade, pois a vida é um espetáculo incrível.

Por Augusto Cury

Amor, Luz e Paz

24 de agosto de 2018

Falta de crença em si mesmo

Ninguém alcança nada na vida sem acreditar que possa alcançar. 

O primeiro passo, para tudo na vida, é vencer a maior barreira que jamais poderá existir na sua vida: a falta de crença em si mesmo. 
O quanto você acredita ser capaz de transformar seus sonhos em realidade? 

Se você quer muito alguma coisa, e quer há muito tempo, mas ainda não conseguiu, preste bastante atenção: você quer por inteiro? 
Qual parte, dentro de você, duvida da possibilidade que esta coisa venha até você? 

Visite suas profundezas e reconheça, se possível, todos os eventuais medos, receios, inseguranças, resistências, dúvidas, crenças e qualquer valor que te coloque em qualquer outro lugar que não seja exatamente onde você deseja estar. 

Eu tenho visto, dia após dia, pessoas conquistando seus sonhos ou então desistindo deles; como expectadora das batalhas alheias eu digo que o maior inimigo que existe NO MUNDO é o que existe dentro de você e duvida, a cada segundo, que o que você está fazendo vá dar certo.

Se você ainda não conquistou algo que diz querer muito há muito tempo, só existem duas possibilidades: o tempo que as coisas levam por si só, ou o tempo que você ainda vai levar para perceber qual parte de você duvida de seu próprio potencial e não permite que a vida siga seu fluxo, fluindo como um rio em direção ao oceano de abundância que o Universo tem a nos oferecer.

Por Flávia Melissa
Fraternos Abraços

22 de agosto de 2018

Por que Freud é o Pai da Psicanálise?


Sigismund Schlomo Freud, foi um austríaco que viveu entre 1856 e 1939. Médico Neurologista por formação, Freud foi muito além da medicina de sua época, e fundou um novo método para o tratamento da Psicopatologia, baseado em uma relação dialógica entre paciente e médico (psicanalista). O Pai da Psicanálise, considerou como objetos para investigação científica, aspectos da mente como os sonhos, esquecimentos, lapsos de fala, fantasias e o inconsciente.

Depois de trabalhar com Jean Charcot, famoso por tratar histeria por meio da hipnose, Freud passa a utilizar a sugestão hipnótica como principal ferramenta no atendimento clínico. Posteriormente, também vai utilizar o método Catártico, apresentado em Estudos sobre a Histeria – trabalho em conjunto com Josef Breuer. Porém, Freud logo abandona a hipnose e modifica o método Catártico.

A Terapia Psicanalítica, passa a ter como método a associação livre, ou seja, deixar com que o paciente fale livremente sobre o que vem à mente, mas certas ideias encontram barreiras para isso. As descobertas dos mecanismos de repressão e resistência e do inconsciente, foram decisivas para modificar o trabalho Terapêutico e para que Freud alterasse o nome do método de investigação e cura de catártico para Psicanálise.

Freud é considerado o Pai da Psicanálise, que é uma das várias formas de Psicoterapia.

O Pai da Psicanálise gerou muitos conceitos e ideias dentro de sua teoria.

Referências:

Freud, Sigmund. (1905 (1904)) Sobre a Psicoterapia.

In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

Freud, Sigmund. (1904 (1903)) O método psicanalítico de Freud.

In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

Saudações

21 de agosto de 2018

Afastar-se de pessoas conflitivas melhora a saúde e a alma


Sério, afastar-se de conflitos aumenta a nossa saúde física e emocional. Algumas pessoas nos cansam, nos sugam energia e aniquilam nossa capacidade de reação. Elas são verdadeiras destruidoras da nossa saúde e paz interior, adoecem nossa capacidade emocional e distorcem nossas sensibilidades.

A verdade é que ao longo do tempo, passamos a desconhecer muitas pessoas que pensávamos conhecer, e percebemos que vivemos sujeitos às suas exigências, sua conversa, seu comportamento e, especialmente, suas emoções tóxicas.

Essas pessoas não sabem como respeitar e considerar os outros, e os utilizam como marionetes de seu mau caráter e alvos de conflitos externos e internos. Elas não vivem e deixam viver e, portanto, impedem o desenvolvimento e crescimento pessoal dos que as rodeiam.

“Podem fazer isso de forma consciente ou não, mas é evidente que nos afogam e intoxicam, nos fazendo sentirmos vulneráveis, que fiquemos com raiva facilmente ou que desejemos fugir e abandonar tudo.”

Obviamente, embora fosse mais adequado, nem sempre podemos nos afastar fisicamente destas pessoas, pois podem ser da família ou colegas. No entanto, se tivermos a possibilidade de tomar distância física, é a medida mais adequada para cuidarmos de nossa saúde.
No entanto, podendo ou não fazê-lo, o importante é conseguir um distanciamento emocional. Então, o melhor a fazer é começarmos a ter a força para nos mantermos fora de sua capacidade de ação, não permitindo influenciem nosso comportamento.

Como podemos nos distanciar emocionalmente de alguém que nos fere?Se tem alguém em sua vida que te machuca, você pode jogar com a vantagem da antecipação, porque sabe que suas reações ou intenções se tornarão mais previsíveis.

A este respeito, deve-se enfatizar o que mencionamos acima, talvez as pessoas ao nosso redor não queiram criar mau ambiente, mas não sabem se relacionar com o meio ambiente de outra forma.
Ou seja, pare de dar importância ao que essas pessoas fazem e focar-se nos problemas que estão te criando, assim terá mais oportunidades de crescimento e parará de minar sua força e autoestima.

Por estas razões, temos que jogar com as expectativas. Esperamos tanto dos outros que somos incapazes de aceitar a realidade como ela é. Isto gera desapontamentos e desilusões, alimentando uma atmosfera na qual é muito difícil respirar.

“Manter perspectiva nos ajudará a alcançar certa indiferença e desceremos dessa montanha-russa emocional, nos separando de nossas preocupações e liberando nossas inseguranças e reações desproporcionais.

A ideia é iluminar nossas mentes e expor nossos pensamentos e emoções sem medo das consequências, quando chegar a hora. Isto terá um resultado tão rápido e direto quanto satisfatório: nossos problemas irão diminuir e poderemos viver em paz.”

Quando nos afastamos da dor, nos aproximamos da felicidade. Afaste-se do medo e aproxime-se da indiferença. Não se machuque tentando manter uma boa impressão sobre os outros ou pensando que sempre têm boas intenções.

Dizem que quando alguém tem a intenção de prejudicar-nos, o melhor desprezo que podemos fazer é não dar apreciação; ou seja, não deixar que minem a nossa autoestima e ignorar as mensagens negativas.
Ambientes tóxicos e conflitantes têm uma capacidade de contágio devastadora para a nossa saúde. Quanto mais tomarmos distância mais emocional deles, melhor nos sentiremos.

“A vida é muito curta para viver em angústia. Assim, ame as pessoas que te tratam bem e distancie-se daquelas que não o fazem. Sem arrependimentos.”

___
Traduzido pela equipe de O Segredo
Fonte: La Mente es Maravillosa
(http://thesecret.tv.br)


Fraternos Abraços

17 de agosto de 2018

Sofrimento Emocional



"A verdadeira força é aquela que exercemos sobre nós mesmos."


Preocupação não é solução. Só gera confusão.

As boas idéias só aparecem nos momentos em que estamos calmos, harmonizados. Temos que ter serenidade, enfrentar nossos problemas com coragem, quando não conseguimos, quando estamos sob pressão, fugimos, depois ficamos arrasados, nos culpando, nos sentindo fracos.

O medo é um sentimento doloroso. Por trás dele há sempre uma MANEIRA INADEQUADA de ver as coisas. Há o medo real, quando nos defrontamos com uma situação que coloca em risco nossa segurança física, e há os imaginários. 

Estes são em maior número, mas muito mais fáceis de serem vencidos. Surpreendidos por um fato desagradável ficamos paralisados, não reagimos na hora, só muito tempo depois (ou reagimos por impulsos nervosos, o que gera mais confusão), e então perdemos a coragem para nos posicionar.

Nessa hora nos sentimos fracos, irritados com nós mesmo. Fugimos do problema, mas não conseguimos esquecê-lo, nos sentimos sufocados, pensamos em fazer alguma coisa para nos sentir melhor, mas acabamos não resolvend
o nada, vindo o mal humor mediante a própria impotência.

A infelicidade do ser humano é causado por sua incapacidade de ORIENTAR-SE, deixando-se conduzir pelas ILUSÕES, pagando por isso o preço da dor.

A maneira de enxergar a vida é fundamental porque influi nas ATITUDES e ESCOLHAS, programando os resultados que terão no futuro. Se a pessoa descobrir a finalidade da vida, se puder descobrir conhecer os verdadeiros valores, certamente MUDARIAM suas ATITUDES e EVITARIAM muitos sofrimentos.

A vida cria desafios todos os dias para que a "ALMA" conquiste MATURIDADE.

As dores do crescimento são invitáveis. Entretanto, elas são insignificantes diante do volume de sofrimento que a pessoa cria por não saber como a vida funciona.

O medo do desconhecido pertúba, trás insegurança,... Isso torna a pessoa depressiva e infeliz.

O amadurecimento trás segurança, conquista da serenidade INTERIOR.

Não se iluda com as aparências. As pessoas entram no convencional, vivem papéis, e isso não SATIFAZ. Por dentro estão DESEJANDO o melhor, o mais VERDADEIRO para serem FELIZES.

A MAIOR PARTE DE NOSSOS SOFRIMENTOS DERIVA DE INSISTÊNCIAS TOLAS QUE FAZEMOS

Declarar-se enfermo psíquico não é vergonhoso, ao contrário, é um ato HERÓICO de AMOR PRÓPRIO !!!

Procure manter uma postura REFLEXIVA diante dos fatos da vida. Visando o EQUILÍBRIO EMOCIONAL e AUTOCONHECIMENTO.

Psicanálise 
Uma terapia PARA ALMA, CORPO e MENTE

"Devolver uma pessoa a ela mesma, 
é ensinar-lhe um jeito de expulsar o que é ruim 
e ajudá-la a cultivar aquilo que é bom."

Pd. Fábio Melo

Fraternais Abraços

13 de agosto de 2018

O ingrato e o seu oposto

O ingrato tortura-se e aflige-se a si mesmo; odeia os benefícios que recebe por ter de retribuí-los, procura reduzir a sua importância e, pelo contrário, agigantar enormemente as ofensas que lhe foram causadas. 

Há alguém mais miserável do que um homem que se esquece dos benefícios para só se lembrar das ofensas? 

A sabedoria, pelo contrário, valoriza todos os benefícios, fixa-se na sua consideração, compraz-se em recordá-los continuamente. 

Os maus só têm um momento de prazer, e mesmo esse breve: o instante em que recebem o benefício; o sábio, pelo seu lado, extrai do benefício recebido uma satisfação grande e perene. 

O que lhe dá prazer não é o momento de receber, mas sim o fato de ter recebido o benefício; isto é para ele algo de imortal, de permanente. 

O sábio não tem senão desprezo por aquilo que o lesou; tudo isso ele esquece, não por incúria, mas voluntariamente. 

Não interpreta tudo pelo pior, não procura descobrir o culpado do que lhe sucedeu, preferindo atribuir os erros dos homens à fortuna.

Não atribui más intenções às palavras ou aos olhares dos outros, antes procura dar do que lhe fazem uma interpretação benevolente. 


Prefere lembrar-se do bem que lhe fizeram, e não do mal; tanto quanto pode, guarda na memória os benefícios precedentes e não muda de disposição para com aqueles a quem deve algum favor a não ser que as suas más ações sejam de longe mais graves, numa desproporção evidente mesmo a quem não a quer ver; e até neste caso o sábio terá por eles, depois de uma considerável ofensa, sentimentos idênticos aos que tinha antes do favor recebido. 

Na realidade, mesmo quando a ofensa é equivalente ao benefício, permanece na nossa alma um certo sentido de benevolência.

Sêneca, in 'Cartas a Lucílio'






Saudações

9 de agosto de 2018

Crescer...



Crescer é, Ser cada dia um pouco mais nós mesmos…


Dar espontaneamente sem cobrar inconscientemente…

Aprender a ser feliz de dentro para fora…


Buscar no próximo um meio de nos prolongarmos… 

Sentir a vida na natureza…

Entender a morte como natural da vida…

Conseguir a calma na hora do caos…

Ter sempre uma arma para lutar e uma razão para ir em frente…

Saber a hora exata de parar e buscar um algo novo…

Não devanear sobre o passado, mas trabalhar em cima dele para o futuro…

Reconhecer nossos erros e valorizar nossas virtudes…

Conseguir a liberdade com equilíbrio para não sermos libertinos…

Exigir dos outros, apenas o que nós damos a eles…

Realizar sempre algo edificante…

Ser responsável por nossos atos e por suas consequências…

Entender que temos o espaço de uma vida inteira para crescer…

Nos amarmos para que possamos amar os outros como nós mesmos…

Assumir que nunca seremos grandes, mas que o importante é estar sempre em crescimento.

Amor, Luz e Paz

3 de agosto de 2018

Quando uma porta se fecha, outra se abre...




A vida é cheia de oportunidades, só é preciso saber como conseguir as nossas. Por isso é falado de abrir portas. Às vezes pensamos que quando algo se acaba, o mundo cai sobre nossas cabeças vertiginosamente. No entanto, existe outra maneira de olhar para a situação, talvez estamos sendo abençoados com o dom de uma nova possibilidade para iniciarmos outra aventura emocionante.

Então, agora proponho um exercício de reflexão. Nos próximos minutos, vamos nos perguntar por que as portas estão fechadas, o que a experiência e sabedoria nos quer ensinar e como podemos usar esse conhecimento para abrir novos mundos cheios de oportunidades.

“Não seja como a maioria das pessoas, que morrem à espera de sua chance e passam a vida dizendo: ainda não chegou a minha vez.” – Hector Tassinari

Por que uma porta se fecha?Alguma vez você já se perguntou por que uma porta se fecha? Não se esqueça que estamos falando em sentido figurado. Uma porta física pode ser fechada por um impulso de vento, por uma manivela, por engano … existem muitas possibilidades.


Agora, vamos trazer ao contexto da vida humana. Por que as portas fecham ou as fechamos? 


Aqui estão algumas razões:

Um relacionamento que termina. Você pode pensar que, quando não há mais nada para lutar em seu relacionamento, você fecha a porta, porque onde antes havia chamas e um fogo poderoso, já nem existem sequer brasas ou cinzas.

Uma amizade que se rompe. Às vezes, um bom amigo pode nos trair tanto, que não somos capazes de perdoar. Nós fechamos a porta para evitar mais danos e acabamos com um relacionamento apenas para fugir da dor.

Um trabalho que se acaba. Muitas vezes em empregos que não são felizes, ou porque aparecem novas oportunidades de negócios, decidimos buscar outros caminhos profissionais. Às vezes, são decisões dolorosas e difíceis de tomar.

O que acontece quando você fecha uma porta?Na maioria dos casos, fechar uma porta causa enorme dor. Se você tem que deixar o seu parceiro porque as coisas já não dão acerto, acabar amizade com alguém, deixar um trabalho no qual estava feliz, deixar a cidade que você vive … tudo pode causar um grande sentimento de tristeza.

Agora, pense sobre as circunstâncias que nos conduziram a fechar as portas. Por que nós chegamos a este ponto? O que aconteceu que me levou a deixar o meu parceiro, que uma vez foi o centro da minha vida? Por que eu tenho de deixar a cidade onde estou feliz?

Pense muito bem sobre as decisões que você toma, e por que chegou a essa situação. Não dedique-se a julgar os outros pelo o que acontece com você, e encontre sua parcela de culpa, porque sempre existe algo que você poderia ter feito melhor ou deveria ter dito antes. Ou talvez não, mas você precisa conhecer-se bem, analisar e aprender.

Novas portas se abremAgora, uma vez que fechamos a porta e refletimos sobre os acontecimentos que nos levaram a esta situação, é hora de descobrir novas oportunidades e apreciar o mundo que se abre diante de nós. Abrace-o com toda a sua força, porque ainda há muito a fazer.

“Um problema é uma oportunidade para você fazer o seu melhor.” -Duke Ellington

Você passou por uma má experiência tendo que fechar a porta para alguém ou alguma coisa que amava, ou com a qual se importava. Você pensou sabiamente e aprendeu lições difíceis, com o acontecido. 

Agora, com estas novas lições aprendidas, você deve olhar para o futuro com otimismo e descobrir novas oportunidades de abertura diante de seus olhos.

Você tem mais experiência e sabedoria. Use-as para aprender sobre o que você fez de errado, e evitar a repetição. Aproveite todas as oportunidades que a vida oferece.

Nada se acaba. Há muitas portas para serem abertas, aventuras para serem apreciadas, pessoas para conhecer, trabalhos que ainda precisam ser feito, cidades a visitar …
____________
Fonte: La Mente es Maravilhosa – Traduzido pela Equipe de O SEGREDO
(fonte:thesecret.tv.br)



Fraternos Abraços

2 de agosto de 2018

Escravidão mental



ESCRAVIDÃO MENTAL, 

PIOR DO QUE A ESCRAVIDÃO FÍSICA



Que peso insuportável o da responsabilidade, o da necessidade de trabalhar para o sustento de outrem. Quão humilhante o posicionamento de indivíduos que se sentem na necessidade de sujeitar a pressão do que é preciso fazer, quando fazer e a que custo. 

Escravidão mental, essa é a pior do que a escravidão física pela simples razão de ser abstrata. A escravidão física é explícita, o opressor utiliza de todos os meios para manter o homem preso a ela, o opressor se disfarça com falatórios de ideais, amor, fé, liberdade, ele mesmo se faz mentor espiritual, intelectual e governamental.

A escravidão mental de indivíduos que não tem outros horizontes, metas definidas, objetivos de vida. Quem escraviza aprisiona a criatividade, a autonomia de pessoas que simplesmente necessitam de empregos que não atendem ao seu perfil comportamental, que não trazem satisfação, que não os deixam felizes, que os comandam, que os ilude com palavras e até mesmo atitudes que os confundem com amor, com carinho, com segurança.

O medo de perder seus empregos, de perder um relacionamento, de não alcançar o sucesso, a realização pessoal os tornam presas indefesas e muito vulneráveis a quem escraviza. Somos assombrados pelos insucessos, pelas perdas, pelas ações das cobranças. Tudo muito incerto, muito vago. Muitos barulhos são causados pelas intransigências, por não confiar em outras pessoas, não esperar as condições e limitações do outro. Subordinação, na grande maioria humilha, rebaixa, desestabiliza, entorpece a alma do outro. 

Quem oprime nossa liberdade vive perto de nós, criando a cada dia que passa novos métodos para nos manter mentalmente escravizados. Quem escraviza a mente agem na sombra e se utilizam de chavões como liberdade, amor, igualdade, fraternidade e caridade para insuflar os ingênuos contra aqueles que pensam. Se os indivíduos analisassem melhor o termo caridade, iriam perceber que muitas vezes é uma forma de mascarar uma falsa liberdade. Até por que se fossemos todos iguais não precisaria existir a caridade.


Os que escravizam estão infiltrados nas escolas, nas universidades, nos legislativos, no judiciário, nas instituições de todos os governos, eles escravizam o indivíduo através da cultura do medo, da divisão e da crença. Os que escravizam odeiam os rebeldes, os questionadores e os pensadores. Inventaram o dinheiro e irão usar todas as estratégias de domínio para continuar a sugar as ideias que buscam a defesa do homem, da cultura humana e da sua liberdade de decisão.

Uma das formas utilizadas por quem escraviza é de jogar os homens uns contra os outros, acionando mentiras das mais diversas de tal modo que a destruição seja plena e que eles possam aparecer como os salvadores da pátria, posando de bons samaritanos, defendendo a ideia de leis igualitárias e de uma bondade realista.

Precisamos nos cuidar mais, nos auto conhecer, nos auto desenvolver e nos livrar o quanto antes dessa escravidão tão perversa e maléfica. Permita-se ser um indivíduo livre e de autonomia. Trabalhe a sua saúde mental... Façam boas leituras, ouçam boas músicas, aquietem os seus pensamentos de vez em quando, tenha pensamentos positivos e estude, façam cursos, assistam palestras... Não aceite suas condições da forma que está, queira sempre se melhorar.


“Liberte-se da escravidão mental, 
ninguém além de nós, 
pode libertar nossas mentes."
Bob Marley

Fraternais Abraços