31 de janeiro de 2017

Fale Sobre Seus Sentimentos


Os Sentimentos guardados pode nos deixar tristes, cansados, ansiosos e tensos. Comunicar o que sentimos é um meio de nos sentir mais Relaxados e também de nos Entender Melhor.

Quando comunicamos o que sentimos, colocamos para fora o que nos exerce pressão dentro, isso nos proporciona uma sensação de alívio e relaxamento imediato.

Falar sobre o que sentimos é uma maneira de tornar concreto o que está abstrato, transformando os sentimentos em linguagem, de um modo que podemos perceber mais claramente.

Conforme percebemos o que estamos sentindo, passamos a nos entender melhor, pois Encaramos os nossos Sentimentos, ao invés de deixar de lado ou fingir não sentir.

Deste modo,podemos lidar com o que nos Angustia, com o que nos Entristece ou o que nos faz sentir fracos.

Ao lidar com nossos Sentimentos nos desenvolvemos Emocionalmente, pois nos tornamos Mais Fortes, Mais Dispostos, e Mais Interessados pela vida!




Procure Uma Profissional da Área Psicanalítica
Profissional Capacitada Para Lhe Orientar 
Em Suas Diferenças Emocionais

Amorosamente,
Fernanda Tomaz


Análise Psicanalítica



A Psicanálise acredita que nossos Comportamentos e Sentimentos são regidos por desejos Inconscientes. Para analisar os conteúdos inconscientes, é preciso acessar os instintos, anseios e impulsos que fornecem a energia para as ações.

Sigmund Freud (1856-1939), criador da Psicanálise, era médico neurologista. Segundo ele, o inconsciente é a fonte de energias,desejos reprimidos e velhas lembranças. Ele realizou muitas descobertas de sua teoria fazendo auto-análise, ele também analisou rigorosamente seus sonhos e os de seus pacientes.

O objeto de estudo da Psicanálise é o INCONSCIENTE, e a Análise é realizada por meio da fala do cliente e da Associação Livre dos Pensamentos dele pelo Psicanalista.

NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA

Consciente: é apenas uma parte de nosso funcionamento mental, o que temos consciência do que pensamos, do que sentimos, do que falamos e do que fazemos, sendo constituído pelas ideias que estamos cientes no momento.


Pré-Consciente: é constituído por ideias inconscientes que podem se tornar conscientes quando direcionamos a atenção para elas, podendo ser percebidas nos sonhos ou nos atos falhos.


Inconsciente: é a grande parte nossa que não temos consciência, onde estão guardados os desejos reprimidos, os conteúdos censurados e as pulsões inacessíveis à consciência, que influencia nossos comportamentos e ações, sem que a gente perceba.



FORMAÇÃO DO INCONSCIENTE

Id: é onde está o nosso desejo libidinal, são todas as energias psíquicas e pulsões que possuem como intuito a obtenção do prazer.


Ego: é resultante da tentativa de estabelecer equilíbrio entre os desejos do id e as exigências da realidade e ordens morais do super-ego; na prática o que queremos é viver todo o tempo é o "id" (os desejos), mas há o "super-ego" para nos proibir, e o "ego" surge como resultante da tensão entre id e super-ego.

Super-Ego: é o representante das regras morais que nos impedem a realizar desejos, que nos geram proibições e limites por meio de regras morais.



DESENVOLVIMENTO PSICO-SEXUAL

Segundo Freud, a formação da Personalidade está relacionada com o desenvolvimento do instinto sexual, que se inicia no primeiro ano de vida. Para ele, as diferenças individuais são marcadas pelo desenvolvimento dos estágios psicossexuais de cada um. Se as questões de cada fase não forem resolvidas adequadamente, ou seja, se não forem experimentados com a satisfação adequada, a pessoa pode se tornar fixada por certa fase e procurar durante o resto da vida obter o prazer de maneira neurótica.


Fase oral: no primeiro ano de vida a criança satisfaz suas necessidade sexual por meio da boca e obtém o prazer através da sucção. Uma fixação nessa fase pode tornar a pessoa num fumante inveterado,num guloso ou num tagarela.


Fase anal: no segundo e terceiro ano de vida a criança se satisfaz através da expulsão das fezes ou em retê-las. Uma fixação nesta fase pode explicar obsessividade com limpeza e arrumação, avareza e outros.


Fase fálica: no terceiro e quarto ano de vida a criança descobre seu sexo e experimenta o prazer ao manusear os órgãos genitais.


Complexo de Édipo: a criança ama o genitor do sexo oposto e sente ciúmes do genitor do mesmo sexo; pois lhe impede o amor daquele e,para resolver o conflito e aliviar a ansiedade, a criança se identifica com o genitor do mesmo sexo através da incorporação dos valores sociais de papel masculino ou feminino. Quando o conflito edipiano não é resolvido, pode se causar Neuroses futuras.


Período de latência: do quinto ao décimo segundo ano de vida, se desenvolve geralmente nos anos de escola, onde há uma supressão dos impulsos sexuais que são reprimidos, a construção do pensamento lógico e o controle da vida psíquica pelo princípio da realidade;


Fase genital: do décimo segundo ano em diante, onde o adolescente deixa de ser para si mesmo o objeto de interesse e se volta para outras coisas e pessoas, inicia-se as ligações heterossexuais, o interesse pelas atividades humanas adultas e seu papel no mundo social.


Fraternos Abraços

28 de janeiro de 2017

Psicoterapeuta


Muitas pessoas ainda deixam de procurar um Psicoterapeuta por preconceito ou vergonha. Para muitos,Psicoterapeutas só cuidam de loucos. Outros pensam:

Porque ir num Psicoterapeuta se você pode conversar com um amigo ou ler um livro de auto-ajuda?

Quantas vezes não contamos algo para alguém em busca de apoio e compreensão, somente para no fim nos sentirmos incompreendidos e decepcionados? Um amigo pode ajudar, mas ele não é um Profissional, não conseguirá ser imparcial e provavelmente não está Capacitado para ajudá-lo diante do enorme leque de dificuldades que encontramos durante a vida.

Há aqueles que duvidam que "conversar" possa ajudar em alguma coisa, mas a Palavra é Capaz de Curar. Hoje, pesquisas com neuro-imagem funcional já comprovam a eficácia e os benefícios da Psicoterapia. Desta forma, a tendência é que com o tempo o estigma vá diminuindo e as pessoas percebam que o cuidado preventivo com a saúde mental, é tão importante quanto cuidar da saúde física.

Muitos dos problemas com que lidamos na Psicoterapia estão fora do nosso escopo de consciência. Ou seja: padrões inconscientes estão afetando a maneira como agimos e como nos sentimos. O Psicoterapeuta é um Profissional Formado e Capacitado para perceber esses padrões, e ajudar o cliente a percebê-los e a mudá-los.

Em muitos casos, sabemos o que devemos fazer, mas não conseguimos. Isso ocorre porque existe uma diferença entre a compreensão intelectual de uma coisa, e a compreensão que vem do insight Terapêutico, que ocorre de forma mais ampla do que a compreensão intelectual.

As pessoas geralmente evitam buscar ajuda de um profissional até que a situação se torne insustentável, ou que apareçam sintomas físicos. A separação entre o corpo e a mente só existe na teoria. Na prática, você é o seu corpo, e mais e mais pesquisas vem comprovando o quanto o que sentimos e pensamos afeta o funcionamento do nosso corpo físico. Quando a Psique está em Desarmonia e não cuidamos dela, acabam surgindo sintomas físicos ou doenças Psicossomáticas. Esses são os sinais de alerta do corpo, de que algo não vai bem.



Com Amor,
Fernanda Tomaz

27 de janeiro de 2017

Superar a Raiva





A raiva é deflagradora de inúmeras doenças psicossomáticas.

Uma forma de violência consigo mesmo.


Ao contrário do que se pensa, não é um sentimento natural e instintivo, mas sim, uma manifestação negativa que prospera em um ambiente interno de emoções descontroladas.

A raiva é deflagradora de conflitos internos, entendendo-a,podemos substituir os padrões errôneos por sentimentos positivos por nós mesmos e pelas pessoas, e assim, desenvolver relacionamentos harmoniosos e saudáveis.



Reflexão:

Você,sua realidade dinâmica e mutável.

Mude suas convicções,

permita-se mudar dos velhos condicionamentos.


Análise Psicanalítica
Terapia para o Autoconhecimento 
e Amplificar Sua
Qualidade de Vida e Bem Estar!

Amorosamente,
Fernanda Tomaz

26 de janeiro de 2017

Emoções,Relacionamentos e Estresse




Aprenda a lidar com as Emoções. Não é necessário reprimi-las, mas é muito importante que não se deixe levar por elas. 
Todos nós temos nossas inseguranças, mas deixarmos que elas controlem nossa vida pode levar tudo por água abaixo.


Deixe que as emoções se manifestem controladamente, aos poucos. Assim elas se tornam mais intensas, sem que assumam o controle dos acontecimentos. Dessa 
forma poderemos usufruir delas com muito mais segurança e prazer. Saberemos tomar decisões com racionalidade concretas.

Temos que ter cautela quando estamos estressados,nesse estado ficamos a deriva da insegurança. Principalmente se os dois estiverem passando pelo mesmo processo, o relacionamento poderá sofrer um desgaste intenso. Não é o momento para tomar decisões, elas seriam tomadas por impulsos, o que seria danoso para ambos.

Essas decisões irá nos afastar de nossos objetivos mais preciosos. Procure controlar as emoções e não deixar que elas interfiram negativamente no relacionamento com a pessoa que ama. Com o estresse haverá mudanças, e é importante que sejamos flexíveis o suficiente para aceitar mudanças, sem nos desgastar-mos e sem entrarmos em conflito com a pessoa que gostamos.

Lembre-se que mudanças é a única coisa realmente constante em nossa vida,tanto as positivas como as negativas. Não aceitá-las é negar a evolução.

A impulsividade seria prejudicial a nossa vida. As coisas são mutáveis, portanto nossas decisões também.

Quando estamos estressados devemos prestar atenção e escutar nossa razão e conceder mais receptividade ao nosso sentimento.

Se tomarmos os devidos cuidados, tudo correrá bem e as emoções equilibradas fluirão.




Faça Terapia Psicanalítica!

Conceba a Vida com mais Qualidade e Bem Estar!



COISAS D’ALMA

nosso eu interior

Fernanda Tomaz

Teoria da Psicanálise





Ao conjunto formado pela teoria,a prática psicoterapêutica nela baseada e os métodos utilizados dá-se o nome de Psicanálise.

Freud imaginava a psique (ou aparelho psíquico) do ser humano como um sistema de energia:Cada pessoa é movida,segundo ele,por uma quantidade limitada de energia psíquica.

Isso significa,por um lado,que se grande parte da energia for necessária para a realização de determinado objetivo (ex.expressão artística) ela não estará disponível para outros objetivos (ex. sexualidade);por outro lado,se a pessoa não puder dar vazão à sua energia por um canal (ex. sexualidade),terá de fazê-lo por outro (ex.expressão artística).

Essa energia provém das pulsões (às vezes chamadas incorretamente de instintos).
Segundo o autor,o ser humano possui duas pulsões inatas,a sexual e a de morte.

Essas duas pulsões opõem-se ao ideal da sociedade,e por isso,precisam ser controladas através da educação,de forma que a energia gerada pelas pulsões não podem ser liberadas de maneira direta.

O ser humano é,assim,sexual e agressivo por natureza e a função da sociedade é amansar essas tendências naturais do homem.

A situação de não poder dar vazão a essa energia,gera no indivíduo um estado de tensão interna que necessita ser resolvido.

Toda ação do homem é motivada,assim,pela busca hedonista de dar vazão à energia psíquica acumulada.

Fraternos Abraços

O que é Psicanálise?


Psicanálise é uma Teoria e um Método de Investigação Científica sobre o papel do Inconsciente na vida Mental de um indivíduo. 

Ela foi formulada e desenvolvida por Sigmund Freud, entre o final do século 19 e as primeiras décadas do século 20, e resultou numa Terapia, chamada também de "análise" ou "psicoterapia", na qual o Psicanalista busca conduzir uma interpretação dos significados inconscientes que surgem na fala,nos sonhos e no comportamento do cliente. 

Essa investigação é baseada nas livres associações que ocorrem dentro de um contexto de transferência entre cliente e Analista, na situação Analítica, e em outros conceitos/chave e técnicas da Psicanálise, como os mecanismos de defesa (resistência) e as neuroses. 

Freud chamou sua Teoria e Método de Psicanálise como uma analogia ao processo de análise química, já que, segundo ele, assim como o químico busca isolar a substância fundamental, o Psicanalista procura também em um processo de desconstrução dos sintomas do cliente isolar as partes Inconscientes que os compõem e os motivam. 

O papel da sexualidade infantil e do Complexo de Édipo são, na Psicanálise de Freud, fundamentais na constituição do sujeito.


Amor,Luz e Paz