18 de novembro de 2018

Frases de Freud sobre Sexo e Religião



sobre Deus e religião

“O Deus de cada pessoa, resulta psicologicamente do pai transfigurado. Ou seja, nossa experiência vital com o pai é sublimada e projetada na divinização paterna.”

"Um homem que está livre da religião, tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa."

"Acredito que seria necessário muito tempo antes de uma criança, a quem nada se tivesse dito, começar a se preocupar com Deus e com as coisas do além."

“A religião é comparável com a neurose infantil.”

“A religião é uma ilusão derivada do fato de que satisfaz nossos desejos instintivos.”

"A crença piedosa do indivíduo, é intensificada pelo entusiasmo da multidão em meio à qual ele faz, em regra, sua peregrinação até o local sagrado." 

"Todos os impulsos mentais de um indivíduo, podem ser enormemente aumentados por uma influência do grupo tal como está."

"Em todos os tempos, a imoralidade encontrou na religião tanto apoio quanto a moralidade."

"A religião é um sistema de doutrinas e promessas que, por um lado, lhe explicam os enigmas deste mundo com perfeição invejável e que, por outro lado, lhe garantem que uma Providência cuidadosa velará por sua vida e o compensará, numa existência futura, de quaisquer frustrações que tenha experimentado aqui." 

"O homem comum só pode imaginar essa Providência, sob a figura de um pai ilimitadamente engrandecido." 

"Apenas um ser desse tipo pode compreender as necessidades dos filhos dos homens, enternecer-se com suas preces e aplacar-se com os sinais de seu remorso." 

"Tudo é tão patentemente infantil tão estranho à realidade, que, para qualquer pessoa que manifeste uma atitude amistosa em relação à humanidade, é penoso pensar que a grande maioria dos mortais nunca será capaz de superar essa visão da vida." 

"Mais humilhante ainda, é descobrir como é vasto o número de pessoas de hoje, que não podem deixar de perceber que essa religião é insustentável e, não obstante isso, tentam defendê-la, item por item, numa série de lamentáveis atos retrógrados."

"A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana."

"O verdadeiro crente encontra-se em alto grau protegido de certas afecções neuróticas; a aceitação da neurose universal, dispensa-o da tarefa de criar para si uma neurose pessoal."

sobre sexo

“Chamamos de perversa, uma prática sexual quando se renuncia à meta de reprodução e se persegue a ganância do prazer como meta única.”

"Acabei por convencer-me de que a masturbação era o único grande hábito, a «necessidade primitiva», e que as outras necessidades, como as do álcool, da morfina, do tabaco, não passam de seus substitutos, produtos de substituição."

“É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.”

"A sede de conhecimento parece ser inseparável da curiosidade sexual."

14 de setembro de 2018

Frases para reflexão



Frase de Freud sobre a ciência: 

"A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar, que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar."


Frase de Freud sobre loucura e sonhos: 

“Qualquer um que comporte-se acordado, da mesma maneira que se comporta nos sonhos, será visto como louco.”


O elogio na visão de Freud:

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.”


"No princípio era a ação. 
O pensamento é o ensaio da ação."

"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."

"Qualquer coisa que encoraje o crescimento de laços emocionais, tem que servir contra as guerras."

"O primeiro humano que xingou o inimigo, em vez de atirar-lhe uma pedra, foi o fundador da civilização."

Frase de Freud sobre segredos: 

“Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos.”

“Desejo é o impulso de recuperar a perda da primeira experiência de satisfação.”

"A renúncia progressiva dos instintos, parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana."

“Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim.”

SAUDAÇÕES

10 de setembro de 2018

Escravidão mental da raça humana



A esperteza dos opressores da raça humana é ampla. Eles utilizam todos os meios para manter o homem preso numa escravidão mental. Essa escravidão é pior do que a escravidão física pelo motivo de ser abstrata. A escravidão física é explícita. Na escravidão mental, o opressor se disfarça com falatórios de ideais, amor, fé, liberdade, e ele mesmo (o opressor) se faz mentor espiritual, intelectual e governamental.

Quem oprime nossa liberdade vive perto de nós, criando a cada dia que passa novos métodos para nos manter mentalmente escravizados. Nossos opressores agem na sombra e se utilizam de chavões como liberdade, amor, igualdade, fraternidade e caridade para insuflar os ingênuos contra aqueles que pensam. Se esses ingênuos do mundo raciocinassem melhor veriam que o termo caridade é uma forma de mascarar uma falsa liberdade. Exatamente porque em um mundo onde todos fossem iguais não precisaria existir a caridade. A caridade só é necessária em um mundo desigual.

Nossos opressores fazem com que os homens do mundo acreditem que são livres. Esses defensores da escravidão mental usam o orgulho e a vaidade a favor deles. Estão infiltrados nas escolas, nas universidades, nos legislativos, no judiciário, nas instituições de todos os governos. Eles escravizam o homem através da cultura do medo, da divisão e da crença.

O escravo mental jamais vai descobrir sua escravidão. Pode ler que não entenderá. Pode ouvir que não escutará. Jamais irá descobrir que a religião é um crime, pois aprisiona a mente humana. Jamais vai ser realista e gritar aos quatro ventos que a TV é o chicote do opressor moderno. Já observaram que todo opressor que se preza luta por concessões de canais de televisão? Os opressores odeiam os rebeldes, os questionadores e os pensadores. Privatizaram o planeta e vendem os espaços do planeta a quem pagar mais. Inventaram o dinheiro. Inventaram os juros para terem mais escravos mentais.

A intenção é destruir todo e qualquer espaço onde existam livres pensadores. E estão atuando com força total contra aqueles que lutam e denunciam a servidão moderna. Sabemos que o planeta Terra foi ofertado de graça pela natureza aos homens. Sabemos que a Terra fornece alimento de graça, mas os escravos mentais estão pagando por tudo que a Terra lhes oferece. E o mais grave de tudo é que aquele que cobra pelo que a Terra oferta não é o criador nem o dono da Terra.

É preciso que as pessoas defensoras do livre raciocínio se ajuntem no pensamento de que os opressores não suportam o grito de libertação, e assim vão usar todas as estratégias de domínio para continuar a sugar as ideias que buscam a defesa do homem, da cultura humana e do planeta Terra.

Uma das formas utilizadas por eles (e bastante antiga por sinal) é de jogar os homens uns contra os outros, acionando mentiras as mais diversas de tal modo que a destruição seja plena e que eles (os opressores) possam aparecer como os salvadores da pátria, posando de bons samaritanos, defendendo a ideia de um governo justo, de leis igualitárias e de um deus bondoso e onisciente.

Temos de ficar de olhos bem abertos! Continuamos a viver num mundo selvagem, cuja vida é selvagem e dominada pelo capitalismo selvagem. Mas isso acontece porque a grande maioria dos homens se deixou dominar e aceitou a selvageria como animais que precisam consumir, consumir e consumir. Devemos defender nosso direito de dizer não à selvageria, ao capitalismo, à religião e aos nossos opressores. Devemos defender a liberdade total do homem!


Por Rafael Rocha

Saudações

7 de setembro de 2018

A Mulher Histriônica



A mulher histriônica não consegue viver sem atenção. Carente, ela acredita que só é feliz recebendo atenção a todo instante, e acredita que somente receberá esta atenção se agir e por caminhos extremos. Ela se considera um "nada", caso fique sem atenção. Essa mulher sente profundo aborrecimento, ira e tristeza caso se sinta ignorada, excluída, rejeitada, confrontada ou abandonada.

Aparentemente muito simpática e divertida, ela tende a entreter as pessoas para que não notem seus pontos fracos. Acredita que animando, divertindo ou ajudando outras pessoas, receberá atenção e será vista como especial. Por vezes, é egoísta e tende a fazer apenas aquilo que lhe dê recompensa e, de preferência, imediata. Ela pode ajudar outras pessoas, fazendo-se de caridosa ou humilde para assim ter a atenção recompensada ou ser "indispensável" na vida daqueles que ajuda.

Por vezes, mostra-se interessada por determinada pessoa apenas porque sabe que esta dará aquilo de que necessita, mas quando cansa, enjoa ou obtém o que desejava, a deixa friamente, sem maiores explicações ou culpabilizando-a.

De forma geral, a mulher histriônica tem uma grande imaturidade emocional. Ela cresce fisicamente, mas por algum motivo, deixa de crescer emocionalmente. Contudo, diferente da imaturidade emocional causada por uma "superproteção" que pode ser revertida, nos transtornos de personalidade é muito difícil o amadurecimento acontecer, exatamente porque os traços e modo de viver dessas pessoas são muito inflexíveis e desajustados. O mundo parece ser centralizado em si e todos os cuidados devem devem ser voltados a ela. Somente sua opinião deve ser levada em consideração. Seus interesses estão no centro de tudo e a ira voltada contra aqueles que assim não pensam, é grande.

As características mais evidentes de imaturidade emocional encontrada na histriônica podem ser o imediatismo, a inconstância, atitudes infantis, impulsividade, exploração da sedução, oscilações do humor e opiniões, baixa tolerância à rotina e monotonia, deixar-se levar facilmente pelas emoções e intuição, vaidade, necessidade constante de atenção apenas para si, hedonismo, egocentrismo e egoísmo, dramatismo, intolerância às frustrações e decepções, relacionamentos superficiais, manipulação para conseguirem o que querem, incapacidade de ficar só. Ela tem sempre um comportamento voltado a atrair atenção, prazer e sedução, com uma capacidade de mudar comportamentos em função do que esperam dela.

Pela própria natureza masculina, a mulher histriônica costuma ser excessivamente sedutora para os homens, encantando-os e apaixonando-os facilmente, logo no primeiro encontro. Quem se apaixona por uma histriônica, porém, deve preparar-se para virar um capacho, sempre à sua disposição, que aceita o inaceitável e torna-se uma fonte inesgotável de coisas materiais e facilidades, já que são ávidas também por dinheiro, favores, status e popularidade.

Resultado de sua insegurança e imaturidade emocional, a mulher histriônica tem uma preocupação excessiva com sua aparência física e teme "ficar feia". Vive numa busca incessante de perfeição física que, de certa forma, acaba tornando-a fútil, pois é obcecada pela beleza. Gasta, desta forma, muita energia e dinheiro com tudo o que leva à perfeição física. Com o seu dinheiro ou de alguém que se preste a bancar, recorre a tratamentos e cirurgias estéticas, atividade física constante, roupas, sapatos, cosméticos, tudo de forma exagerada e doentia, que transcende aquilo que uma mulher normal faria por asseio e cuidados saudáveis.

Com o intuito desesperado de despertar desejo, fazem de tudo para impressionar. Normalmente não se preocupam em impressionar pela intelectualidade, mostrando-se fúteis, banais e desculpando a falta de intelectualidade de forma quase infantil, o que pode ser perigosamente sedutor para alguns homens, que verão nesse comportamento fragilidade e necessidade de protegê-la. Armadilha letal.

Essa mulher tem como passatempo predileto provocar sensualmente, a fim de atrair o maior número de olhares possíveis para si. Camufla por trás desse comportamento chamativo ou provocante, a necessidade de se sentir amada.

Porque a sensualidade é um ponto muito explorado por ela, facilmente entra em jogos de sedução, usa roupas provocantes (decotes, vestidos, roupas curtas e extremamente femininas) em variados contextos e, em muitos deles, inapropriados.

A histriônica pode seduzir não apenas homens pelos quais demonstra um interesse sexual ou romântico. Com frequência erotiza até relações não-sexuais com indivíduos de variados relacionamentos sociais tais como amigos ou profissionais médicos, dentistas, chefes de trabalho, mestre, professor e etc, tudo para conseguir um tratamento privilegiado ou obter uma vantagem qualquer, vez que o sentimento de merecimento nela é exacerbado.

É notável também que, pela exímia capacidade em "interpretar personagens", a histriônica podem representar papéis de desatenta, boba, ingênua, necessitada ou até portadora de doenças graves. É a "rainha do drama". Esta teatralidade tem o objetivo de manipular, usurpar, ser atendida ou apenas obter atenção.

Além de aparência, gestos, palavras e posturas extremamente eróticas, usam dramatizações e teatralidade, exagerando emoções pouco sentidas ou sequer vivenciadas. As emoções são sempre demonstradas de forma excessiva, tendendo sempre à intimidade exagerada, mesmo quando esta nem existe.

Homens doadores, sonhadores e idealistas são mais propensos a caírem na teia desta mulher. Mas as mudanças rápidas e superficiais na expressão das emoções podem levá-la a demonstrar grande paixão por seu parceiro, para imediatamente demonstrar desinteresse na relação, levando-o à raiva, confusão mental e frustração.

Por Lucy Rocha


Fraternos Abraços

27 de agosto de 2018

Ser Feliz



Você pode ter defeitos, ser ansioso, e viver alguma vez irritado, mas não esqueça que a sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode impedir que vá em declínio. Muitos lhe apreciam, lhe admiram e o amam. Gostaria que lembrasse que Ser Feliz não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, trabalho sem cansaço, relações sem decepções.

Ser Feliz é achar a força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor na discórdia.

Ser Feliz não é só apreciar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza. Não é só celebrar os sucessos, mas aprender lições dos fracassos. Não é só sentir-se feliz com os aplausos, mas ser feliz no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões, períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar para dentro de si mesmo.

Ser feliz é parar de sentir-se vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas conseguir achar um oásis no fundo da nossa alma. É agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida.

Ser feliz, não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si. É ter coragem de ouvir um "não". É sentir-se seguro ao receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, mimar os pais, viver momentos poéticos com os amigos, mesmo quando nos magoam.

Ser feliz é deixar viver a criatura que vive em cada um de nós, livre, alegre e simples. É ter maturidade para poder dizer: "errei". É ter a coragem de dizer:"perdão". É ter a sensibilidade para dizer: "eu preciso de você". É ter a capacidade de dizer: "te amo". Que a tua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz... Que nas suas primaveras seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amante da sabedoria. E que quando errar , recomece tudo do início. Pois somente assim será apaixonado pela vida.

Descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Utilizar as perdas para treinar a paciência. Usar os erros para esculpir a serenidade. Utilizar a dor para lapidar o prazer. Utilizar os obstáculos para abrir janelas de inteligência. Nunca desista.... Nunca renuncie às pessoas que lhes ama. Nunca renuncie à felicidade, pois a vida é um espetáculo incrível.

Por Augusto Cury

Amor, Luz e Paz

24 de agosto de 2018

Falta de crença em si mesmo

Ninguém alcança nada na vida sem acreditar que possa alcançar. 

O primeiro passo, para tudo na vida, é vencer a maior barreira que jamais poderá existir na sua vida: a falta de crença em si mesmo. 
O quanto você acredita ser capaz de transformar seus sonhos em realidade? 

Se você quer muito alguma coisa, e quer há muito tempo, mas ainda não conseguiu, preste bastante atenção: você quer por inteiro? 
Qual parte, dentro de você, duvida da possibilidade que esta coisa venha até você? 

Visite suas profundezas e reconheça, se possível, todos os eventuais medos, receios, inseguranças, resistências, dúvidas, crenças e qualquer valor que te coloque em qualquer outro lugar que não seja exatamente onde você deseja estar. 

Eu tenho visto, dia após dia, pessoas conquistando seus sonhos ou então desistindo deles; como expectadora das batalhas alheias eu digo que o maior inimigo que existe NO MUNDO é o que existe dentro de você e duvida, a cada segundo, que o que você está fazendo vá dar certo.

Se você ainda não conquistou algo que diz querer muito há muito tempo, só existem duas possibilidades: o tempo que as coisas levam por si só, ou o tempo que você ainda vai levar para perceber qual parte de você duvida de seu próprio potencial e não permite que a vida siga seu fluxo, fluindo como um rio em direção ao oceano de abundância que o Universo tem a nos oferecer.

Por Flávia Melissa
Fraternos Abraços

22 de agosto de 2018

Por que Freud é o Pai da Psicanálise?


Sigismund Schlomo Freud, foi um austríaco que viveu entre 1856 e 1939. Médico Neurologista por formação, Freud foi muito além da medicina de sua época, e fundou um novo método para o tratamento da Psicopatologia, baseado em uma relação dialógica entre paciente e médico (psicanalista). O Pai da Psicanálise, considerou como objetos para investigação científica, aspectos da mente como os sonhos, esquecimentos, lapsos de fala, fantasias e o inconsciente.

Depois de trabalhar com Jean Charcot, famoso por tratar histeria por meio da hipnose, Freud passa a utilizar a sugestão hipnótica como principal ferramenta no atendimento clínico. Posteriormente, também vai utilizar o método Catártico, apresentado em Estudos sobre a Histeria – trabalho em conjunto com Josef Breuer. Porém, Freud logo abandona a hipnose e modifica o método Catártico.

A Terapia Psicanalítica, passa a ter como método a associação livre, ou seja, deixar com que o paciente fale livremente sobre o que vem à mente, mas certas ideias encontram barreiras para isso. As descobertas dos mecanismos de repressão e resistência e do inconsciente, foram decisivas para modificar o trabalho Terapêutico e para que Freud alterasse o nome do método de investigação e cura de catártico para Psicanálise.

Freud é considerado o Pai da Psicanálise, que é uma das várias formas de Psicoterapia.

O Pai da Psicanálise gerou muitos conceitos e ideias dentro de sua teoria.

Referências:

Freud, Sigmund. (1905 (1904)) Sobre a Psicoterapia.

In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

Freud, Sigmund. (1904 (1903)) O método psicanalítico de Freud.

In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

Saudações

21 de agosto de 2018

Afastar-se de pessoas conflitivas melhora a saúde e a alma


Sério, afastar-se de conflitos aumenta a nossa saúde física e emocional. Algumas pessoas nos cansam, nos sugam energia e aniquilam nossa capacidade de reação. Elas são verdadeiras destruidoras da nossa saúde e paz interior, adoecem nossa capacidade emocional e distorcem nossas sensibilidades.

A verdade é que ao longo do tempo, passamos a desconhecer muitas pessoas que pensávamos conhecer, e percebemos que vivemos sujeitos às suas exigências, sua conversa, seu comportamento e, especialmente, suas emoções tóxicas.

Essas pessoas não sabem como respeitar e considerar os outros, e os utilizam como marionetes de seu mau caráter e alvos de conflitos externos e internos. Elas não vivem e deixam viver e, portanto, impedem o desenvolvimento e crescimento pessoal dos que as rodeiam.

“Podem fazer isso de forma consciente ou não, mas é evidente que nos afogam e intoxicam, nos fazendo sentirmos vulneráveis, que fiquemos com raiva facilmente ou que desejemos fugir e abandonar tudo.”

Obviamente, embora fosse mais adequado, nem sempre podemos nos afastar fisicamente destas pessoas, pois podem ser da família ou colegas. No entanto, se tivermos a possibilidade de tomar distância física, é a medida mais adequada para cuidarmos de nossa saúde.
No entanto, podendo ou não fazê-lo, o importante é conseguir um distanciamento emocional. Então, o melhor a fazer é começarmos a ter a força para nos mantermos fora de sua capacidade de ação, não permitindo influenciem nosso comportamento.

Como podemos nos distanciar emocionalmente de alguém que nos fere?Se tem alguém em sua vida que te machuca, você pode jogar com a vantagem da antecipação, porque sabe que suas reações ou intenções se tornarão mais previsíveis.

A este respeito, deve-se enfatizar o que mencionamos acima, talvez as pessoas ao nosso redor não queiram criar mau ambiente, mas não sabem se relacionar com o meio ambiente de outra forma.
Ou seja, pare de dar importância ao que essas pessoas fazem e focar-se nos problemas que estão te criando, assim terá mais oportunidades de crescimento e parará de minar sua força e autoestima.

Por estas razões, temos que jogar com as expectativas. Esperamos tanto dos outros que somos incapazes de aceitar a realidade como ela é. Isto gera desapontamentos e desilusões, alimentando uma atmosfera na qual é muito difícil respirar.

“Manter perspectiva nos ajudará a alcançar certa indiferença e desceremos dessa montanha-russa emocional, nos separando de nossas preocupações e liberando nossas inseguranças e reações desproporcionais.

A ideia é iluminar nossas mentes e expor nossos pensamentos e emoções sem medo das consequências, quando chegar a hora. Isto terá um resultado tão rápido e direto quanto satisfatório: nossos problemas irão diminuir e poderemos viver em paz.”

Quando nos afastamos da dor, nos aproximamos da felicidade. Afaste-se do medo e aproxime-se da indiferença. Não se machuque tentando manter uma boa impressão sobre os outros ou pensando que sempre têm boas intenções.

Dizem que quando alguém tem a intenção de prejudicar-nos, o melhor desprezo que podemos fazer é não dar apreciação; ou seja, não deixar que minem a nossa autoestima e ignorar as mensagens negativas.
Ambientes tóxicos e conflitantes têm uma capacidade de contágio devastadora para a nossa saúde. Quanto mais tomarmos distância mais emocional deles, melhor nos sentiremos.

“A vida é muito curta para viver em angústia. Assim, ame as pessoas que te tratam bem e distancie-se daquelas que não o fazem. Sem arrependimentos.”

___
Traduzido pela equipe de O Segredo
Fonte: La Mente es Maravillosa
(http://thesecret.tv.br)


Fraternos Abraços

17 de agosto de 2018

Sofrimento Emocional



"A verdadeira força é aquela que exercemos sobre nós mesmos."


Preocupação não é solução. Só gera confusão.

As boas idéias só aparecem nos momentos em que estamos calmos, harmonizados. Temos que ter serenidade, enfrentar nossos problemas com coragem, quando não conseguimos, quando estamos sob pressão, fugimos, depois ficamos arrasados, nos culpando, nos sentindo fracos.

O medo é um sentimento doloroso. Por trás dele há sempre uma MANEIRA INADEQUADA de ver as coisas. Há o medo real, quando nos defrontamos com uma situação que coloca em risco nossa segurança física, e há os imaginários. 

Estes são em maior número, mas muito mais fáceis de serem vencidos. Surpreendidos por um fato desagradável ficamos paralisados, não reagimos na hora, só muito tempo depois (ou reagimos por impulsos nervosos, o que gera mais confusão), e então perdemos a coragem para nos posicionar.

Nessa hora nos sentimos fracos, irritados com nós mesmo. Fugimos do problema, mas não conseguimos esquecê-lo, nos sentimos sufocados, pensamos em fazer alguma coisa para nos sentir melhor, mas acabamos não resolvend
o nada, vindo o mal humor mediante a própria impotência.

A infelicidade do ser humano é causado por sua incapacidade de ORIENTAR-SE, deixando-se conduzir pelas ILUSÕES, pagando por isso o preço da dor.

A maneira de enxergar a vida é fundamental porque influi nas ATITUDES e ESCOLHAS, programando os resultados que terão no futuro. Se a pessoa descobrir a finalidade da vida, se puder descobrir conhecer os verdadeiros valores, certamente MUDARIAM suas ATITUDES e EVITARIAM muitos sofrimentos.

A vida cria desafios todos os dias para que a "ALMA" conquiste MATURIDADE.

As dores do crescimento são invitáveis. Entretanto, elas são insignificantes diante do volume de sofrimento que a pessoa cria por não saber como a vida funciona.

O medo do desconhecido pertúba, trás insegurança,... Isso torna a pessoa depressiva e infeliz.

O amadurecimento trás segurança, conquista da serenidade INTERIOR.

Não se iluda com as aparências. As pessoas entram no convencional, vivem papéis, e isso não SATIFAZ. Por dentro estão DESEJANDO o melhor, o mais VERDADEIRO para serem FELIZES.

A MAIOR PARTE DE NOSSOS SOFRIMENTOS DERIVA DE INSISTÊNCIAS TOLAS QUE FAZEMOS

Declarar-se enfermo psíquico não é vergonhoso, ao contrário, é um ato HERÓICO de AMOR PRÓPRIO !!!

Procure manter uma postura REFLEXIVA diante dos fatos da vida. Visando o EQUILÍBRIO EMOCIONAL e AUTOCONHECIMENTO.

Psicanálise 
Uma terapia PARA ALMA, CORPO e MENTE

"Devolver uma pessoa a ela mesma, 
é ensinar-lhe um jeito de expulsar o que é ruim 
e ajudá-la a cultivar aquilo que é bom."

Pd. Fábio Melo

Fraternais Abraços

13 de agosto de 2018

O ingrato e o seu oposto

O ingrato tortura-se e aflige-se a si mesmo; odeia os benefícios que recebe por ter de retribuí-los, procura reduzir a sua importância e, pelo contrário, agigantar enormemente as ofensas que lhe foram causadas. 

Há alguém mais miserável do que um homem que se esquece dos benefícios para só se lembrar das ofensas? 

A sabedoria, pelo contrário, valoriza todos os benefícios, fixa-se na sua consideração, compraz-se em recordá-los continuamente. 

Os maus só têm um momento de prazer, e mesmo esse breve: o instante em que recebem o benefício; o sábio, pelo seu lado, extrai do benefício recebido uma satisfação grande e perene. 

O que lhe dá prazer não é o momento de receber, mas sim o fato de ter recebido o benefício; isto é para ele algo de imortal, de permanente. 

O sábio não tem senão desprezo por aquilo que o lesou; tudo isso ele esquece, não por incúria, mas voluntariamente. 

Não interpreta tudo pelo pior, não procura descobrir o culpado do que lhe sucedeu, preferindo atribuir os erros dos homens à fortuna.

Não atribui más intenções às palavras ou aos olhares dos outros, antes procura dar do que lhe fazem uma interpretação benevolente. 


Prefere lembrar-se do bem que lhe fizeram, e não do mal; tanto quanto pode, guarda na memória os benefícios precedentes e não muda de disposição para com aqueles a quem deve algum favor a não ser que as suas más ações sejam de longe mais graves, numa desproporção evidente mesmo a quem não a quer ver; e até neste caso o sábio terá por eles, depois de uma considerável ofensa, sentimentos idênticos aos que tinha antes do favor recebido. 

Na realidade, mesmo quando a ofensa é equivalente ao benefício, permanece na nossa alma um certo sentido de benevolência.

Sêneca, in 'Cartas a Lucílio'






Saudações

9 de agosto de 2018

Crescer...



Crescer é, Ser cada dia um pouco mais nós mesmos…


Dar espontaneamente sem cobrar inconscientemente…

Aprender a ser feliz de dentro para fora…


Buscar no próximo um meio de nos prolongarmos… 

Sentir a vida na natureza…

Entender a morte como natural da vida…

Conseguir a calma na hora do caos…

Ter sempre uma arma para lutar e uma razão para ir em frente…

Saber a hora exata de parar e buscar um algo novo…

Não devanear sobre o passado, mas trabalhar em cima dele para o futuro…

Reconhecer nossos erros e valorizar nossas virtudes…

Conseguir a liberdade com equilíbrio para não sermos libertinos…

Exigir dos outros, apenas o que nós damos a eles…

Realizar sempre algo edificante…

Ser responsável por nossos atos e por suas consequências…

Entender que temos o espaço de uma vida inteira para crescer…

Nos amarmos para que possamos amar os outros como nós mesmos…

Assumir que nunca seremos grandes, mas que o importante é estar sempre em crescimento.

Amor, Luz e Paz

3 de agosto de 2018

Quando uma porta se fecha, outra se abre...




A vida é cheia de oportunidades, só é preciso saber como conseguir as nossas. Por isso é falado de abrir portas. Às vezes pensamos que quando algo se acaba, o mundo cai sobre nossas cabeças vertiginosamente. No entanto, existe outra maneira de olhar para a situação, talvez estamos sendo abençoados com o dom de uma nova possibilidade para iniciarmos outra aventura emocionante.

Então, agora proponho um exercício de reflexão. Nos próximos minutos, vamos nos perguntar por que as portas estão fechadas, o que a experiência e sabedoria nos quer ensinar e como podemos usar esse conhecimento para abrir novos mundos cheios de oportunidades.

“Não seja como a maioria das pessoas, que morrem à espera de sua chance e passam a vida dizendo: ainda não chegou a minha vez.” – Hector Tassinari

Por que uma porta se fecha?Alguma vez você já se perguntou por que uma porta se fecha? Não se esqueça que estamos falando em sentido figurado. Uma porta física pode ser fechada por um impulso de vento, por uma manivela, por engano … existem muitas possibilidades.


Agora, vamos trazer ao contexto da vida humana. Por que as portas fecham ou as fechamos? 


Aqui estão algumas razões:

Um relacionamento que termina. Você pode pensar que, quando não há mais nada para lutar em seu relacionamento, você fecha a porta, porque onde antes havia chamas e um fogo poderoso, já nem existem sequer brasas ou cinzas.

Uma amizade que se rompe. Às vezes, um bom amigo pode nos trair tanto, que não somos capazes de perdoar. Nós fechamos a porta para evitar mais danos e acabamos com um relacionamento apenas para fugir da dor.

Um trabalho que se acaba. Muitas vezes em empregos que não são felizes, ou porque aparecem novas oportunidades de negócios, decidimos buscar outros caminhos profissionais. Às vezes, são decisões dolorosas e difíceis de tomar.

O que acontece quando você fecha uma porta?Na maioria dos casos, fechar uma porta causa enorme dor. Se você tem que deixar o seu parceiro porque as coisas já não dão acerto, acabar amizade com alguém, deixar um trabalho no qual estava feliz, deixar a cidade que você vive … tudo pode causar um grande sentimento de tristeza.

Agora, pense sobre as circunstâncias que nos conduziram a fechar as portas. Por que nós chegamos a este ponto? O que aconteceu que me levou a deixar o meu parceiro, que uma vez foi o centro da minha vida? Por que eu tenho de deixar a cidade onde estou feliz?

Pense muito bem sobre as decisões que você toma, e por que chegou a essa situação. Não dedique-se a julgar os outros pelo o que acontece com você, e encontre sua parcela de culpa, porque sempre existe algo que você poderia ter feito melhor ou deveria ter dito antes. Ou talvez não, mas você precisa conhecer-se bem, analisar e aprender.

Novas portas se abremAgora, uma vez que fechamos a porta e refletimos sobre os acontecimentos que nos levaram a esta situação, é hora de descobrir novas oportunidades e apreciar o mundo que se abre diante de nós. Abrace-o com toda a sua força, porque ainda há muito a fazer.

“Um problema é uma oportunidade para você fazer o seu melhor.” -Duke Ellington

Você passou por uma má experiência tendo que fechar a porta para alguém ou alguma coisa que amava, ou com a qual se importava. Você pensou sabiamente e aprendeu lições difíceis, com o acontecido. 

Agora, com estas novas lições aprendidas, você deve olhar para o futuro com otimismo e descobrir novas oportunidades de abertura diante de seus olhos.

Você tem mais experiência e sabedoria. Use-as para aprender sobre o que você fez de errado, e evitar a repetição. Aproveite todas as oportunidades que a vida oferece.

Nada se acaba. Há muitas portas para serem abertas, aventuras para serem apreciadas, pessoas para conhecer, trabalhos que ainda precisam ser feito, cidades a visitar …
____________
Fonte: La Mente es Maravilhosa – Traduzido pela Equipe de O SEGREDO
(fonte:thesecret.tv.br)



Fraternos Abraços

2 de agosto de 2018

Escravidão mental



ESCRAVIDÃO MENTAL, 

PIOR DO QUE A ESCRAVIDÃO FÍSICA



Que peso insuportável o da responsabilidade, o da necessidade de trabalhar para o sustento de outrem. Quão humilhante o posicionamento de indivíduos que se sentem na necessidade de sujeitar a pressão do que é preciso fazer, quando fazer e a que custo. 

Escravidão mental, essa é a pior do que a escravidão física pela simples razão de ser abstrata. A escravidão física é explícita, o opressor utiliza de todos os meios para manter o homem preso a ela, o opressor se disfarça com falatórios de ideais, amor, fé, liberdade, ele mesmo se faz mentor espiritual, intelectual e governamental.

A escravidão mental de indivíduos que não tem outros horizontes, metas definidas, objetivos de vida. Quem escraviza aprisiona a criatividade, a autonomia de pessoas que simplesmente necessitam de empregos que não atendem ao seu perfil comportamental, que não trazem satisfação, que não os deixam felizes, que os comandam, que os ilude com palavras e até mesmo atitudes que os confundem com amor, com carinho, com segurança.

O medo de perder seus empregos, de perder um relacionamento, de não alcançar o sucesso, a realização pessoal os tornam presas indefesas e muito vulneráveis a quem escraviza. Somos assombrados pelos insucessos, pelas perdas, pelas ações das cobranças. Tudo muito incerto, muito vago. Muitos barulhos são causados pelas intransigências, por não confiar em outras pessoas, não esperar as condições e limitações do outro. Subordinação, na grande maioria humilha, rebaixa, desestabiliza, entorpece a alma do outro. 

Quem oprime nossa liberdade vive perto de nós, criando a cada dia que passa novos métodos para nos manter mentalmente escravizados. Quem escraviza a mente agem na sombra e se utilizam de chavões como liberdade, amor, igualdade, fraternidade e caridade para insuflar os ingênuos contra aqueles que pensam. Se os indivíduos analisassem melhor o termo caridade, iriam perceber que muitas vezes é uma forma de mascarar uma falsa liberdade. Até por que se fossemos todos iguais não precisaria existir a caridade.


Os que escravizam estão infiltrados nas escolas, nas universidades, nos legislativos, no judiciário, nas instituições de todos os governos, eles escravizam o indivíduo através da cultura do medo, da divisão e da crença. Os que escravizam odeiam os rebeldes, os questionadores e os pensadores. Inventaram o dinheiro e irão usar todas as estratégias de domínio para continuar a sugar as ideias que buscam a defesa do homem, da cultura humana e da sua liberdade de decisão.

Uma das formas utilizadas por quem escraviza é de jogar os homens uns contra os outros, acionando mentiras das mais diversas de tal modo que a destruição seja plena e que eles possam aparecer como os salvadores da pátria, posando de bons samaritanos, defendendo a ideia de leis igualitárias e de uma bondade realista.

Precisamos nos cuidar mais, nos auto conhecer, nos auto desenvolver e nos livrar o quanto antes dessa escravidão tão perversa e maléfica. Permita-se ser um indivíduo livre e de autonomia. Trabalhe a sua saúde mental... Façam boas leituras, ouçam boas músicas, aquietem os seus pensamentos de vez em quando, tenha pensamentos positivos e estude, façam cursos, assistam palestras... Não aceite suas condições da forma que está, queira sempre se melhorar.


“Liberte-se da escravidão mental, 
ninguém além de nós, 
pode libertar nossas mentes."
Bob Marley

Fraternais Abraços

30 de julho de 2018

5 coisas que fazem com que os outros não gostem de nós


Podem ser defeito ou podem ser feitio. A única certeza que a ciência nos dá é a de que estas 5 coisas podem gerar uma impressão negativa de nós próprios ao olhar dos outros

Quem nunca conheceu alguém que aparentava ser "desprezível", mas que na verdade era muito boa pessoa? A primeira impressão é fundamental para a imagem mental que construímos dos outros. E mesmo que tenha conseguido usar esse décimo de segundo a seu favor, os comportamentos procedentes, conscientes ou não, também afetam a noção que os outros têm de si.

Se a sua boa imagem estiver em cheque, assegure-se de que não faz nenhuma destas 5 coisas:

PARTILHAR DEMASIADAS FOTOGRAFIAS NAS REDES SOCIAIS

Publicar demasiadas fotografias online pode alienar aqueles que o rodeiam, segundo um estudo que observou mais de 500 utilizadores de Facebook. Partilhar muitas fotografias de família pode afastar os seus amigos, assim como publicar muitas fotografias com amigos pode alienar membros da família. O truque é guardar umas quantas fotografias só para si.

SER "GABAROLAS"

Não se gabe de conhecer pessoas famosas ou influentes, para dar aquele ar de "importância". Segundo a ciência, isso não resulta. Um estudo revelou que quanto mais uma pessoa frisa a sua associação a alguém famoso, menos bem visto é pelos demais.

Nesta experiência, foi pedido a um grupo de pessoas que enviassem emails a um colega, em que se gabavam da sua relação (fictícia) com o tenista Roger Federer. Os resultados demonstraram que quanto mais os participantes se gabavam, menos apreciados eram pelos colegas –que achavam os emails manipulativos.

ESCONDER AS FRAQUEZAS

Admita os seus pontos menos fortes. Em entrevistas de emprego, quando questionadas sobre as suas fraquezas, a maioria das pessoas tende a amenizar a resposta dizendo que peca por "trabalhar demais" ou "preocupar-se demasiado".

Um estudo de Harvard diz que este tipo de respostas afeta negativamente as hipóteses que tem de ser contratado. Opte por apresentar um ponto fraco real, sem rodeios.

ESCONDER AS EMOÇÕES

Foram mostrados dois vídeos a um grupo de estudantes, nos quais um ator reagia a cenas cômicas e tristes. Num dos vídeos, o ator foi instruído a reagir emocionalmente ao conteúdo, no outro foi incentivado a não mostrar qualquer emoção. Os estudantes demonstraram uma empatia muito maior pelo ator emotivo.

NÃO SORRIR

Uma equipe de investigadores apresentou fotografias de modelos em diferentes poses a um grupo de 100 alunos. A investigação concluiu que, independentemente da pose dos modelos, os participantes classificavam aqueles que sorriam como mais atrativos.

Um outro estudo concluiu que sorrir torna uma pessoa mais memorável, quando conhece alguém pela primeira vez.

Se não concordar que estas cinco ações têm efeitos negativos, tente apenas não ser desagradável para com os outros – algo que, só por si, também deve ajudar...

Fraternos Abraços

20 de julho de 2018

Crenças Limitantes e Crenças Possibilitadoras


COM QUAIS DELAS VOCÊ PREFERE VIVER?

"Não tenho mais idade pra isso." "Sou muito novo(a) pra isso." "O mundo é injusto." "Meu tempo acabou." "Homem/Mulher não presta." "Os outros são melhores do que eu." "Não sou bom/boa o suficiente pra isso." "Quem sou eu pra querer isso?" "Isso não é pra mim." "Não vou conseguir nunca." "Não vale a pena tentar."

A maioria destes pensamentos aí de cima são,na verdade,algumas crenças que acabamos criando a nosso respeito e a respeito da vida,muitas vezes baseadas em julgamentos precipitados/parciais,e que acabam limitando o que fazemos,limitando as nossas ações,limitando a nossa iniciativa,limitando o nosso aprendizado,limitando as nossas possibilidades.

E o que acontece,é que muitas vezes nem nos damos conta disso.Acabamos simplesmente repetindo e vivendo em função de uma crença limitante durante muito tempo,como se ela fosse verdade,sem nos darmos conta de que temos potencial e condições para muito mais,ou que,simplesmente,o mundo não funciona apenas daquela maneira que a nossa crença diz que ele funciona.

Você já reparou que muitas pessoas acreditam em coisas diferentes e conseguem resultados diferentes por causa disso?
Experimente se fazer as perguntas abaixo e procure perceber de que forma suas crenças estão ajudando ou limitando você.

• No que acreditar,no que eu acredito hoje está AJUDANDO minha vida? [Seja específico(a)]
• Existe alguma crença hoje que esteja LIMITANDO minha vida?Qual?
• Essa crença é a única possível ou existiriam outras crenças (formas de ver) possíveis?Quais seriam?
• O que eu faria de diferente se acreditasse em outra coisa?
• No que eu precisaria acreditar para fazer mais aquilo que eu realmente quero fazer?
• Como eu ajo quando minhas crenças sobre a vida são possibilitadoras?(Que tipo de pessoa eu sou quando isso acontece?)
Boas descobertas para você.

Por Maurício Gaetani

Fraternos Abraços

16 de julho de 2018

Liberte-se da escravidão mental

Para uma pessoa alcançar o status de se sentir realizada, obrigatoriamente tem que sair da escravidão mental, e apesar desta saída ser algo muito simples e possível para qualquer pessoa, uma pessoa viciada nesta escravidão, acha que se libertar deste vício é a coisa mais complicada do mundo.

Um dos portais mais eficazes para esta realização é observar o próprio corpo, infelizmente nossa cultura não nos ensina isso e assim fica muito difícil alguém ligar os cuidados com seu corpo aos seus resultados psíquicos.

É de conhecimento geral que ninguém pode ter uma ansiedade estando relaxado, mas as pessoas se negam a acreditar que o seu stress, é porque ela está fazendo força nos músculos do seu corpo, alias as pessoas acham muito ao contrário, ao se sentirem sobtensão atribuem o estado ao trabalho, ao que alguém fez ou falou, como se alguma coisa fora dela tivesse o poder de contrair os músculos de seu corpo.

Se uma pessoa está fazendo força nos músculos do seu corpo, consequentemente está produzindo a tensão necessária para continuar na escravidão mental, nesta produção em larga escala de “adrenalinas”, o mental fica completamente embriagado nas suas funções de lucidez, da sua própria sabedoria, logo isso quer dizer que por a pessoa estar sob tensão, ela fecha automaticamente todos os portais psíquicos de libertação da escravidão mental.

Quando digo para uma pessoa que o que ela está fazendo é o mais difícil, porque ficar relaxada não requer nenhum esforço e para continuar sob tensão terá que continuar se desgastando em esforços físicos, a maioria entende somente teoricamente porque ela está com uma prática tão grande de se tensionar, prática esta advinda de sua vida no útero materno e que a pessoa treina daquela época até hoje, e assim sendo este processo de ser um escravo mental está completamente automatizada.

É um profundo transe hipnótico, mas como as pessoas não sabem o real significado de hipnose, acaba com grande dificuldade em acreditar que é ela mesma quem está se colocando nesta escravidão mental.

Ninguém deve ser contra este seu próprio estado mental ou estará dando um tiro no pé, pois ser contra esta escravidão mental que ela mesma gera, é estar alimentando, irrigando e adubando este estado de consciência, pois onde a pessoa coloca a sua atenção, estará colocando o seu poder e a sua força, isto vai crescer.

O que qualquer um pode e deve fazer, é se tornar o senhor desta sua escravidão mental, e para isso acontecer na prática, é necessário apenas observar claramente este seu próprio estado sem ser contra, se a pessoa começar a se observar sem julgamento as tais energias mentais que o escravizavam, começarão a perder forças e irão aos poucos se dissolvendo.

Pare de ser contra, relaxe completamente e se apenas observares a si mesmo, será então o senhor de seus atos, pensamentos e sentimentos.

Abraços Fraternais

28 de maio de 2018

Quem é Freud?


Mas afinal, que é esse tal de Freud que todo mundo fala e você nunca tirou um tempo da sua vida para saber quem é? As vezes passamos a vida inteira escutando as pessoas falarem do tal do Freud, e nunca vamos atrás para saber quem realmente foi o cara. Para quem não sabe, o nome do cidadão era Sigsmund Schlomo Freud e ele nasceu no dia 08 de maio de 1856, em Freiberg, na Moravia, e é o grande fundador da Psicanálise. Ele era filho de um comerciante chamado Jacob Freud, e de sua segunda esposa, Amália Nathanson, que foi quem influenciou mais tarde em muitos estudos de Freud.

Alguns de seus irmãos, do primeiro matrimônio, eram aproximadamente vinte anos mais velhos que ele. Ao completar quatro anos Freud se mudou com a família para Viena. Formado pela Universidade de Viena, ele optou a princípio por Filosofia, campo que depois iluminaria sua produção teórica, decidindo-se depois pela Medicina.

Desde mais novo, Freud demonstrava uma certa obsessão pela sexualidade, tanto que seu primeiro estudo publicado foi sobre órgãos sexuais de enguias, que foi realizado no laboratório de Zoologia Marinha de Trieste, em 1876, viés que marcaria suas preocupações na teoria psicanalítica. Cabia a Freud nesta instituição estudar a anatomia e a histologia do cérebro do homem. É durante essas investigações que ele percebeu elementos em comum entre a organização cerebral humana e a dos répteis. A partir daí, Freud, recorrendo à teoria de Charles Darwin sobre a evolução das espécies, inicia o esboço de seu questionamento da supremacia do homem sobre outros animais.

Outro estudo do começo de sua carreira foi a utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes, ele elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu como base para outros conceitos, como o do inconsciente. Freud também ficou conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista.

Freud escreveu um grande número de livros importantes, como Psicologia da Vida Cotidiana, Totem e Tabu, A Interpretação dos Sonhos, O Ego e o Id e muitos outros. Neles, Freud se responsabilizava a repressão da sociedade daquela época, que não permitia a satisfação de alguns sentimentos, considerando-os errado ao ponto de vista social e religioso.

Mas afinal, qual era a teoria de Freud que deixou ele famoso e que as pessoas tanto falam? Bom, Freud era formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, e ele criou uma teoria incrível. A teoria psicanalítica de Freud acredita que os conflitos fazem parte do desenvolvimento humano, portanto ele procurava descrever as causas dos transtornos mentais. O sistema freudiano trouxe o conceito de inconsciente em uma teoria da sexualidade. Ele estruturou o aparelho psíquico como um iceberg, onde o submerso não é voluntariamente controlado.

A consciência do ser humano é descrita por Freud em três níveis, o consciente, envolve todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira conscientes pelo indivíduo, o pré-consciente, que se refere aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se, se o indivíduo desejar se ocupar com eles, e por último o inconsciente, que diz respeito aos fenômenos e conteúdos que não são conscientes e somente sob circunstâncias muito especiais podem tornar-se.

Realmente a teoria de Freud é muito complexa e difícil de ser explicada com poucas palavras, mas tentando resumir a psicanálise, ela se baseia em um método terapêutico, empregado em casos de neurose e psicose, que consiste fundamentalmente na interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência.
Abraços Fraternais

17 de maio de 2018

Sobre Freud e Frases



Sigmund Freud é um dos pensadores mais controversos do século XX, a quem em vida alguns consideravam um charlatão, outros, um gênio.

Coco Chanel o chamou de o primeiro homem feminista, pois foi Freud que se tornou ideólogo da revolução sexual e exortou as mulheres a lutarem pela igualdade.

Duas descobertas o tornaram imortal: ele descobriu o mistério dos sonhos e foi o primeiro a encontrar uma chave para decifrar o subconsciente do ser humano.

Frases Para Introspecção

A escala de sua personalidade é determinada pelo tamanho do problema que você é capaz de tirar de suas casinhas.


Antes de ser diagnosticado com depressão ou baixa autoestima, certifique-se de que não está rodeado por idiotas.

O objetivo de fazer o ser humano feliz não estava nos planos da criação do mundo.

Tudo que você faz na cama é bonito e absolutamente correto se os dois estiverem felizes.

O único desvio sexual é uma completa ausência de sexo, o resto é uma questão de gosto.

No momento em que uma pessoa começa a pensar sobre o sentido e o valor da vida, pode ser considerada doente.

O primeiro homem que insultou seu inimigo, em vez de lhe jogar uma pedra, foi o fundador da civilização.

O amor perfeito, eterno e livre e do ódio só existe entre um viciado e a droga.

Vivemos em um tempo muito estranho, quando, surpresos, percebemos que o progresso anda de mãos dadas com a barbárie.

Quanto mais perfeito parecer por fora, mais demônios tem por dentro.

Sei me defender quando me criticam, mas sou completamente impotente diante dos elogios.

Nunca nos sentimos tão vulneráveis ​​como quando amamos, e nunca nos sentimos tão infelizes na hora em que perdemos o amor.

O primeiro sinal de estupidez é a total falta de vergonha.

As pessoas são mais morais do que pensam e mais amorais do que se pode imaginar.

Nós ignoramos a maior parte do que é real dentro de nós, e o que pensamos que é real na verdade é uma ilusão.

Cada pessoa normal, na verdade, é normal apenas em parte.

Às vezes um charuto é apenas um charuto.

Saudações

28 de janeiro de 2018

Teoria da Personalidade


Conhecido como o “Pai da Psicanálise”, Sigmund Freud é um dos autores mais amados e odiados do século XIX e XX. A sua obra continua a ser alvo de debates controversos, ao mesmo tempo que serve de grande influência para a Psicoterapia contemporânea.

Freud também é conhecido por ser autor de profundas reflexões sobre a condição humana.




Teorias de Freud 

sobre a personalidade: 
Estrutura Básica

Na teoria Freudiana, a mente humana está estruturada em duas partes principais: a mente consciente e inconsciente


A mente consciente inclui todas as coisas que estão conscientes ou podem facilmente levar à consciência. 

A mente inconsciente, por outro lado, inclui todas as coisas de fora da nossa consciência – todos os desejos, esperanças e memórias que se encontram fora da consciência, ainda continuam a influenciar o comportamento. 

Freud comparou a mente para um iceberg. A ponta do iceberg que é realmente visível acima da água, representa apenas uma pequena porção da mente, enquanto a enorme extensão de gelo escondido debaixo da água, representa o inconsciente, muito maior.

Teoria freudiana da personalidade: 
Id, Ego e Superego

Além desses dois componentes principais da mente, a teoria Freudiana também divide a personalidade do ser humano em três componentes principais: o id, ego e superego. 

O ID segundo Freud, é a parte mais primitiva de personalidade que é a fonte de todos os nossos impulsos mais básicos. Esta parte da personalidade é totalmente inconsciente e serve como fonte de toda a energia libidinal. 

O ego na teoria de Freud é o componente da personalidade que é acusado de lidar com a realidade e ajuda a garantir que as exigências do id são satisfeitas de maneira que sejam realistas, seguras e socialmente aceitáveis. 

O superego na teoria freudiana é a parte da personalidade que mantém todas as normas morais internalizadas e padrões que adquirimos de nossos pais, família e sociedade em geral.

Fraternos Abraços

27 de janeiro de 2018

10 de janeiro de 2018

O Inconsciente

Quem nunca se viu repetindo comportamentos que havia prometido deixar para trás? Ou fazendo coisas que prejudicam a si mesmo, por mais irracional que isso pareça? Quantas vezes você se espantou com uma palavra fora de contexto que saiu no meio de uma frase? E sonhos bizarros, quem não tem?

Todas essas situações, sem relação aparente entre si, podem ser explicadas pela existência de uma única instância psíquica, que subverte nossas intenções e vontades: o inconsciente. A humanidade deve a Sigmund Freud essa descoberta. Apesar das transformações sociais, culturais e tecnológicas dos últimos 120 anos, o método psicanalítico criado por Freud para lidar com o mal-estar inerente à condição humana segue atual.

Ao criar esse novo campo do conhecimento, Freud desenvolveu diferentes conceitos teóricos para sustentar suas pesquisas. Confira a seguir os termos essenciais da psicanálise:

Inconsciente
Freud demonstrou que a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que tenhamos acesso a ela. Ali se encontram principalmente ideias reprimidas que aparecem disfarçadas nos sonhos e nos sintomas neuróticos.

Ego
A parte organizada do sistema psíquico que entra em contato direto com a realidade e tem a capacidade de atuar sobre ela numa tentativa de adaptação. O ego é mediador dos impulsos instintivos do id e das exigências do superego.

Id
Fonte da energia psíquica, é formado por pulsões e desejos inconscientes. Sua interação com as outras instâncias é geralmente conflituosa, porque o ego, sob os imperativos do superego e as exigências da realidade, tem que avaliar e controlar os impulsos do id, permitindo sua satisfação, adiando-a ou inibindo-a totalmente.

Superego
É formado a partir das identificações com os pais, dos quais assimila ordens e proibições. Assume o papel de juiz e vigilante, uma espécie de autoconsciência moral. É o controlador por excelência dos impulsos do id e age como colaborador nas funções do ego. Pode tornar-se extremamente severo, anulando as possibilidades de escolha do ego.

Pulsão
Conceito situado na fronteira entre o psíquico e o somático. A pulsão é a representante psíquica dos estímulos que se originam no organismo e alcançam a mente. É diferente do instinto, pois não apresenta uma finalidade biologicamente predeterminada, e é insaciável, pois tem relação com um desejo, e não com uma necessidade.

Sonhos
Caminho de ouro para o acesso ao inconsciente. A interpretação do conteúdo dos sonhos revela desejos e percepções que de outro modo não chegariam à consciência.

Complexo de Édipo
Entre dois e cinco anos, aproximadamente, a criança desenvolve intenso sentimento de amor pelo genitor do sexo oposto e grande hostilidade pelo do próprio sexo. Tais sentimentos geralmente são vividos com grande ambivalência. O conflito costuma declinar por volta dos cinco anos, e uma boa estruturação da personalidade depende de sua resolução satisfatória.

Abraços Fraternais