28 de março de 2017

Escuta Analítica



O significado de ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já o verbo escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção.

Ou seja, Escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas além disso compreender e processar a informação internamente.

Portanto, a diferença entre ouvir e escutar é o que acontece após o indivíduo receber o som. Ele está ouvindo quando há pouca interação, e Escutando quando está prestando atenção ao que é emitido.

O sentido de escutar, em que um tem o poder da fala e o outro dá atenção ao que é dito como forma de alívio da angústia pela palavra.


Diferença entre ouvir e escutar na Psicoterapia

A Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud parte do chamado "espaço da fala", colocando a palavra do paciente como lugar Central do Processo Terapêutico. A partir desta, surge a Escuta Analítica, que entende-se como essencial na Psicanálise para que o profissional consiga reter o discurso do outro, no caso o paciente. Ou seja, que esteja escutando.

A ação de Escutar do Psicoterapeuta passa pelo fato de não prestar demasiada atenção em um determinado ponto, e assim negligenciar outros, apenas ouvindo-os. E sim dedicar um tipo de atenção flutuante ao que o paciente diz, Escutando uniformemente sua fala, de forma a não selecionar apenas partes do discurso.

Portanto, a diferença entre ouvir e Escutar na Psicoterapia está no âmbito da função. Em uma sessão de Psicanálise, o Psicoterapeuta além de ouvir faz a Escuta Analítica do que é falado pelo paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário