21 de agosto de 2017

Sigmund Freud


Mais do que qualquer outro explorador da psique, Sigmund Freud moldou a mente de do século 20. A própria ferocidade e persistência de seus detratores são uma homenagem irônica ao poder de permanência das ideias de Freud.


Sua ideia fundamental de que todos os seres humanos são dotados de um Inconsciente no qual impulsos sexuais e agressivos potentes, e defesas contra eles, lutam pela supremacia,por assim dizer, por trás das costas de uma pessoa tem atingido muitos como um romântico, noção cientificamente improvável. Sua afirmação de que o catálogo de doenças neuróticas para que os seres humanos são suscetíveis está sempre perto do trabalho de desajustes sexuais, e que o desejo erótico não começa na puberdade, mas na infância,parecia a nada menos do que respeitável obsceno. Sua dramática evocação de um complexo de Édipo universal, em que (para colocar uma questão complicada demais simplesmente) o menino ama sua mãe e odeia o pai, parece mais como um conceito literário do que uma tese digna de um psicólogo cientista teórico.

Freud usou pela primeira vez o termo analise psicológica em 1896, quando ele já era 40. Ele havia sido impulsionada pela ambição de seus primeiros dias e incentivado por seus pais amorosos para pensar muito de si mesmo. Depois de uma impressionante carreira na escola, matriculou-se em 1873 na Universidade de Viena e derivou de um assunto filosófico para outro até que ele bateu em medicina. Como ele perseguiu suas pesquisas médicas, ele veio para o conclusão de que os mistérios mais intrigantes estava oculto no complexo operações da mente. No início da década de 1890, ele foi especializando-se em"neurastênicos (principalmente histéricos graves); que lhe ensinou muito, inclusive a arte da escuta paciente. Ao mesmo tempo, ele estava começando a escrever seus sonhos, cada vez mais convencido de que eles podem oferecer pistas sobre o funcionamento do inconsciente, uma noção que ele emprestado dos românticos. Ele se via como um cientista levando material de ambos de seus pacientes e de si mesmo, através da introspecção. Em meados da década de 1890, ele foi lançado em uma auto analise completa, uma empresa para a qual ele não tinha orientações e não predecessoras.

O livro que fez sua reputação na profissão, embora vendeu muito pouco, foi A Interpretação dos Sonhos (1900), uma obra-prima parte análise de sonhos, autobiografia indefinível parte, a teoria parte da mente, a história parte do contemporâneo Viena. O princípio que sub jaz este trabalho, foi que as experiências e as entidades mentais, como as físicas, são parte da natureza. Isso significava que Freud poderia admitir não meros acidentes em procedimentos mentais. A noção mais absurda, o mais deslizamento ocasional da língua, o sonho mais fantástico, deve ter um significado e pode ser usado e ter resolvido as manobras muitas vezes incompreensíveis que chamamos de pensamento.

Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário