28 de outubro de 2017

A Psicanálise explica a origem das fobias


Segundo a Teoria Psicanalítica de Freud, as fobias se caracterizam como um medo escondido do consciente por um mecanismo de defesa.

É possível concluir que as fobias podem ter origem no inconsciente, quando quem possui o distúrbio não tem conhecimento de quais são os processos relacionados e o que causa o mal-estar físico e psicológico.

Utilizando as bases da Psicanálise, é possível entender o processo da fobia, pois essas reações não aconteceram de forma consciente por vontade da pessoa, mas sim, por uma questão de mecanismos relacionados à sobrevivência humana.




Acesso à fonte
Para o tratamento de fobias, é importante que o Psicanalista auxilie a pessoa a tornar conscientes esses processos inconscientes, a fim de que o medo seja racionalizado, além de também ensinarem técnicas para que ela possa controlar sozinha os sintomas assim que eles apareçam.

Conforme o tratamento avançar, os sintomas vão desaparecendo e, então, o cérebro e o corpo memorizam que aquela situação, objeto ou animal, não representam mais um perigo real e, assim, fazendo com que o mal-estar psicológico e físico também diminuam.

A fobia pode ser explicada pelas Teorias Freudianas como uma causa de um mecanismo de defesa do consciente. A repressão, explicada por Freud, como a supressão de tudo aquilo que o consciente julga prejudicial e, consequentemente, descartado no inconsciente, pode retornar futuramente como uma fobia.

O medo – agora reprimido no inconsciente – fica oculto até ser ativado por alguma situação que lembre à original. Assim, desenvolve-se um transtorno mental que acaba escondido do consciente da pessoa, dificultando seu acesso para tratamento.

Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário