2 de novembro de 2017

A Psicanálise e a Borboleta


A Psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de Renascimento. É considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. Não há outro animal que passe por uma metamorfose tão intensa e completa. Este poder de Autotransformação é a Energia de cura da borboleta dentro da visão xamânica. Mas a borboleta também nos traz outros significados, como liberdade, beleza e Auto-Estima.

Todos os estágios pelos quais ela passa - ovo, larva, casulo e o novo nascimento como borboleta - são estágios que simbolizam o processo evolutivo da Alma. A crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição.

Quando a larva penetra em seu casulo escuro, ela representa o processo de Autoconhecimento que se dá conosco quando penetramos profundamente em nosso interior. A partir do verdadeiro contato com o nosso íntimo, podemos perceber nossas riquezas e beleza pessoal, provenientes de nossa essência. A partir de nossos mistérios aprendemos que podemos criar beleza. Isto nos traz um sentimento de Liberdade e Auto-Estima.

O termo grego "psyche" tinha dois significados: um deles era Alma e o outro Borboleta, que simbolizava o espírito imortal. Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta. Segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saia do corpo na forma de borboleta.


Nossa alma está sempre passando pelos estágios da borboleta, repetidamente, numa espiral ascendente dentro do Caminho Evolutivo.


Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário